top of page

Cleise Vidal: cores e memórias de trânsitos e deslocamentos entre Paraguai, Brasil e Indonésia
Pesquisa e texto

Crédito_ Maria Eduarda Balbinot__mirada_

 Foto: Maria Eduarda Balbinot/ @mirada.fotografia.

Quem me conhece sabe que Foz do Iguaçu não é o meu lugar. Mas, eu tenho encontrado pessoas muito especiais aqui. Tive a sorte de cruzar o meu caminho com o da artista Cleise Vidal, uma das responsáveis por deixar a cidade mais viva/colorida. Transformei em texto as horas que passamos conversando em seu ateliê. (Como é bom visitar ateliês! e essa mulher tem muita história pra contar!).
Segue abaixo dois trechinhos:


Cleise Vidal (Foz do Iguaçu/PR, 1982) é artista visual, designer e realizadora cultural. Dona de um traço fluido, inspirada nas cores e memórias de trânsitos e deslocamentos entre Paraguai, Brasil e Indonésia, cria imagens que gravitam em torno do feminino e da natureza. Em seu trabalho, investiga a relação entre arte e espiritualidade, como forma de conexão consigo mesma e com suas origens. Destacam-se em sua produção, o desenho e a pintura em diferentes escalas e suportes, sendo corriqueiro encontrar suas criações pelas ruas de Foz do Iguaçu. Para a artista, sua criação é uma ferramenta para curar feridas abertas por uma sociedade apartada da natureza. Movida pelo poder curativo da arte, Cleise se expressa sobretudo através do desenho feito à mão. Se a arte é uma prática de cura, o desenho é uma forma de reza.

[...]

A escritora Annie Ernaux (1940-) nos lembra, no livro Os anos, que “história familiar e história coletiva são uma única coisa”. Compartilhar a trajetória biográfica de Cleise ajuda a visualizar a vida de gente comum da cidade de Foz de Iguaçu, que, apesar da fama mundial, como um grande destino turístico, tem uma dimensão social menos comentada.

-

 

Texto escrito e publicado em setembro/2023.
Para ler o texto na íntegra: https://medium.com/@luisa.estanislau
Para acompanhar a artista: @cleisevidal
Para comprar suas obras e fomentar o cenário independente: www.cleisevidal.com.br.
As
 fotos de capa e a foto da artista (abaixo) são da talentosa: Maria Eduarda Balbinot/ @mirada.fotografia

bottom of page