• Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza

3º Festival Red Bull Amaphiko

Coordenação artística e produção de cenografia

Reunir, fortalecer e celebrar inovadores sociais.

 

A terceira edição do Festival Red Bull Amaphiko aconteceu nos dias 15 e 16 de dezembro de 2018 no Centro Cultural Grajaú com intensa programação de oficinas, bate-papos, feiras, exposições e shows, composta em grande parte por empreendedores sociais da região.

Toda a curadoria foi feita em parceria com cinco coletivos do Grajaú: Periferia em Movimento, Nóis por Nóis, Casa Ecoativa, Imargem e Abebé, além do produtor independente Leandro Sequelle, com a proposta de mostrar o que já há de potente no bairro e entorno.

 

-

Fui convidada pela Mova para criar a cenografia e sinalização do Festival e a revitalização do Centro Cultural Grajaú.

Para criar junto convidei a arquiteta Juliana Godoy e a designer e artista Fernanda Porto e para colocar o projeto de pé convidei o artista visual/maker/art handler Zang.

O projeto artístico teve como inspiração o repertório cotidiano, a ressignificação de objetos comuns a partir do filtro da criação - num gesto inspirado na gambiarra. Uma prática brasileira que vai além do objeto, a gambiarra pode ser entendida como ideologia, uma metodologia criativa).

Tijolos de cerâmica, blocos de concreto e plantas foram os elementos-chaves usados no projeto. Cadeiras de fio somaram-se a estes para reforçar o convite de estar entre vizinhos, as trocas sinceras entre aqueles que acreditam na potência de fazer junto.

 

Dentro do Centro Cultural aconteceram as exposições Poder Feminino, do coletivo Abebé e imargens humanas, do coletivo Imargem, e, pelo calçadão cultural, obras de artistas diversos se espalharam  pelo espaço. A cenografia do palco foi especialmente criada para dar suporte ao painel artístico feito em parceria com o fotógrafo André Bueno e o grafiteiro Jonato.

-

Fica técnica:

Local: Centro Cultural Grajaú (São Paulo/SP)

Período: 15 e 16/12/2018

Produção geral: Mova (Alessandra Cacioli, Monica Gambartotto e Carol Angelo)

Coordenação artística e produção de cenografia: Luísa Estanislau

Projeto cenográfico e expográfico: Juliana Godoy

Projeto gráfico para sinalização: Fernanda Porto

Produção de mobiliário e suporte para sinalizaçaõ: Zang (coordenação), Caio Netto, Catharina Sartini, Francisco Célio Costa, Leonardo Armellin, Marcos Filipe Pesquero e Naiê Marques Levy.

Gráfica: Fusão

Plantas: RJ Plantas

-

Agradecimento especial: à Monica Gambarotto (Mova), pelo acolhimento e generosidade.

 

-

Fotos: Luísa Estanislau, Fabio Piva e Felipe Grabiel (ambos do Red Bull Content Pool)